O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo é administrado pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa. Tem como objetivo qualificar, numa perspectiva multidisciplinar, recursos humanos, científica e culturalmente, de forma ampla e aprofundada, por intermédio do desenvolvimento de pesquisas voltadas à solução de problemas no âmbito da Arquitetura e do Urbanismo.
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) originou-se da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), criada em 1922 pelo Governo do Estado de Minas Gerais, e inaugurada em 1926. Em 1961, iniciaram-se as atividades de pós-graduação com o oferecimento dos cursos de Mestrado em Economia Rural e Mestrado em Olericultura. Devido a uma base sólida e bem estruturado desenvolvimento, a já chamada UREMG adquiriu renome nacional, motivando o Governo Federal a federalizá-la em 1969, com o atual nome de Universidade Federal de Viçosa (UFV). A partir da federalização, houve um acentuado crescimento e diversificação de suas atividades, com a criação de vários cursos de graduação e de pós-graduação em todas as áreas de conhecimento: Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Biológicas, Ciências Humanas e da Saúde e Ciências Agrárias. A UFV é pioneira no Brasil no oferecimento de cursos de pós-graduação, com mais de 50 anos de tradição na modalidade Stricto Sensu. São 49 programas de pós-graduação, dentre os quais 28 programas oferecem treinamento em níveis de mestrado e doutorado; 21 apenas de mestrado e, dentre estes, 8 são de mestrado profissional; e 1 multicêntrico em Minas Gerais.
O curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo foi criado em 1991, começou a funcionar em 1992, oferecendo 20 vagas, passando a oferecer 40 vagas no ano 2000. Lotado inicialmente no Departamento de Engenharia Civil, logo adquiriu reconhecimento institucional e autonomia com a criação, em 1992, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. O Departamento de Arquitetura e Urbanismo, com o apoio da Administração Superior, tem investido de forma arrojada no treinamento de seu corpo docente em nível de doutorado em renomadas instituições do país e do exterior, além de ampliação do espaço físico e incorporação de novos laboratórios após a criação do curso de pós-graduação Strictu Sensu a partir de 2010.
O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, administrado pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (DAU/UFV), foi aprovado pela CAPES em abril de 2010 e iniciou suas atividades com o curso de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo em agosto de 2010, e o de Doutorado em 2019. Iniciou com a área de concentração Planejamento e Avaliação do Espaço Construído, que desde de 2019 é Planejamento, Produção e Avaliação do Espaço Construído. As duas linhas de pesquisa iniciais foram Planejamento do Espaço Urbano e Regional e Comportamento Ambiental do Espaço Construído. Desde 2019, o programa tem três linhas de pesquisa: Planejamento do Espaço Urbano e Regional, Tecnologias e Aspectos Ambientais no Espaço Construído e A Produção do Edifício e do Espaço Urbano nas Pequenas e Média Cidades.
Objetivo Geral O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFV – Mestrado e Doutorado Acadêmicos – tem como objetivo geral a formação e o aprimoramento em alto nível de profissionais comprometidos com o avanço do conhecimento, no campo da Arquitetura e do Urbanismo. Objetivos Específicos – Qualificar profissionais e quadros acadêmicos, dotando-os de uma visão ampla, profunda e crítica do espaço construído, visando sua atuação em instituições de ensino superior, institutos de pesquisa, serviços públicos e na iniciativa privada. – Desenvolver pesquisas e estudos nas áreas de planejamento urbano, projeto e tecnologia do espaço construído, que se traduzam em contribuição efetiva para a sociedade. – Desenvolver técnicas, processos e metodologias utilizando-se de tecnologias ambientalmente sustentáveis, visando à melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos. – Ampliar a produção científica que investiga as problemáticas das cidades de pequeno e médio portes demográficos, divulgando-a nas publicações científicas, por intermédio da participação em eventos e dos projetos de extensão universitária. – Integrar o Programa de Pós-Graduação com o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e outras áreas afins, como Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Geografia, História, Direito, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Engenharia Agrícola e Ambiental e outros.